COMO A MODA SUSTENTÁVEL TRANSFORMA O CONSUMO NO MUNDO

ESCRITO POR ANA PAULA MOTTA

A moda sustentável é uma realidade no século XXI. Com todos os impactos ambientais que o mundo vem sofrendo, seja sobre o clima, poluição das águas ou emissão de CO2, muitas pessoas têm adotado hábitos mais conscientes de consumo para que a natureza não sofra (ou sofra menos).

Aposto que você nem imaginou como seria possível trazer essa consciência para o vestuário e transformá-la em algo que as pessoas chamam de roupa sustentável. Não é mesmo?

Por Que a Moda Sustentável é Revolucionária?

Com a migração quase unânime do consumidor para as lojas virtuais nos últimos três anos, se tornou comum observar e entender melhor a origem dos produtos antes da compra. E as pessoas estão em busca de itens que não gerem impacto negativo ao meio ambiente. Assim começa a ideia da roupa sustentável.

O que antes era apenas a cor e o tamanho que importava, hoje, a moda sustentável revolucionou a jornada de compra. Quesitos como a origem do tecido, por exemplo, se tornou imprescindível na ficha técnica de um modelo do vestuário.

Imagens: Reprodução Pinterest (Matéria: Como a Moda Sustentável Transforma o Consumo No Mundo)

A Moda Sustentável Surge da Necessidade de Uma Consciência Global

As especificações técnicas da roupa sustentável é algo indispensável para a tomada de decisão do consumidor. As pessoas adotaram a preferência por marcas que se preocupam com as formas de produção e com a experiência do cliente.

Por esse motivo, a indústria deve estar atenta a tudo que permeia sua cadeia de produção, desde a adoção de políticas de inclusão e remuneração adequada dos funcionários; da qualidade e durabilidade da matéria prima, da forma orgânica de consumo, da transformação cultural; além de estimular a economia local, mas, principalmente, compreender e transformar os impactos ambientais do seu produto.

 

Imagens: Reprodução Pinterest (Matéria: Como a Moda Sustentável Transforma o Consumo No Mundo)

Como Escolher Uma Roupa Sustentável?

A premissa da moda sustentável está no hábito de rejeitar o que é passageiro e impositivo nesse universo. Há também um interesse maior por peças autorais, minimalistas, agênero, únicas ou limitadas nesta revolução.

A roupa sustentável também pode ser chamada de eco fashion e oferece tecidos biodegradáveis ou orgânicos, que se decompõem com maior facilidade na natureza. Atente-se a isso!

Além disso, se você – como muitas outras pessoas – está agindo com cautela nas finanças, então, a sugestão é que o foco seja mais na experiência e menos no bem material, além do conforto, durabilidade e versatilidade, do propósito e da expressão da roupa.

A moda sustentável é o presente pensando no futuro. Se você tiver essa consciência, já está adaptando ao movimento. E aí, que tipo de roupa sustentável você já está vestindo? Conte pra gente nos comentários.

Imagens: Reprodução BBC (Matéria: Como a Moda Sustentável Transforma o Consumo No Mundo)